Capital de giro: Saiba como manter o seu negócio saudável.

17 Mai 2022 Foto

Você sabia que o capital de giro, também conhecido como ativo circulante, é um recurso essencial para manter uma boa gestão financeira?

Segundo o Sebrae Nacional, 21,63% das microempresas quebram e precisam fechar as portas após 5 anos da inauguração. Entre os motivos, encontramos a falta de gestão financeira, que pode causar contas maior do que a receita do negócio, falta de capital. E até gerar necessidade de contratar empréstimos bancários.

Quer saber como calcular da maneira certa o capital de giro para o seu negócio?

Então continue a leitura! Preparamos esse conteúdo com informações para ajudar a evitar que sua empresa entre para essa estatística que mostramos, confira!

O que é capital de giro?

O conceito de capital de giro está relacionado às movimentações financeiras, ou seja, tudo que precisa ser liquidado e recebido. E o equilíbrio dessas entradas e saídas de dinheiro garante o funcionamento e sucesso da empresa!

Portanto, o capital de giro é o dinheiro que sua empresa precisa ter para manter todas as atividades funcionando e para pagamentos de contas em dia. Avalie a seguinte situação:

É compreensível que em um determinado mês sua empresa tenha mais despesas do que receitas. Isso pode acontecer, caso um dos seus clientes parcele uma compra no mesmo período em que um fornecedor cobre à vista os custos da matéria-prima.

É bastante comum essas situações, por isso, é essencial controlar as finanças do seu negócio para manter um capital de giro suficiente para dar conta dos “imprevistos”. Dessa forma, as despesas da empresa ficam garantidas no intervalo entre os recebimentos e o que precisa ser pago.

Isso quer dizer que com uma boa gestão é possível manter a estabilidade financeira entre ativos e passivos.


Para ler a matéria completa e saber como calcular o seu Capital de Giro, clique aqui .

Dúvidas sobre qual é a melhor solução para seu perfil de negócio?

Parceiros